IGREJA - Eu, nós ou o templo?

Muitos dizem que Igreja não é templo, não é reunião de pessoas, e que esta não é a mensagem que foi passada por Jesus no NT. Para essa idéia de que “Igreja não é templo” dar certo é necessário desprezar o significado real da palavra tanto no Grego como no Hebraico/Aramaico. (VEJA AS DEFINIÇÕES NO FINAL DESTE POST)

Além de cometer este absurdo, para esta “teologia” dar certo é necessário desprezar MUITAS passagens do NT, o que não seria nem honesto, nem muito menos inteligente. 

Vejamos:
3João 1:9-10  Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.  Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
Faça as simples perguntas à estes textos:
1-Não recebe ONDE?
2-Impede de recebê-los ONDE?
3-Lança fora de ONDE?
4-Se o apóstolo for, ele irá AONDE? Num LOCAL?

Tgo 5:14  Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
1-Chame os presbíteros de ONDE?
2-Alguém independente, que não faz parte de um conjunto, necessita de  Presbíteros (supervisores)?
3-Porque estes supervisores tinham um incumbência diferenciada?



1Tm 3:15  Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
1-Andar ONDE?
2-Uma CASA é IGREJA? 
3-Alguém que ande na casa de Deus, sendo você mesmo casa de Deus, quem (além do Espírito Santo) anda dentro de você? (A conclusão óbvia é que era um local físico.)


Col 4:16  E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
1-Ler ONDE e levar para ser lida ONDE?
2-Ainda que as igrejas fossem somente em casas (o que não é verdade, pois a história e a arqueologia comprovam que desde o primeiro século os cristãos se reuniam em locais de culto específicos), por ventura elas andariam com DESORDEM E INDECÊNCIA?
3-Não haveriam os responsáveis pela organização dos trabalhos de adoração? [O versículo acima demonstra facilmente que as igrejas eram locais conhecidos, mesmo nos tempos de perseguição, ainda que fossem em casas.]


Flp 4:15  E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
1-As igrejas eram conhecidas dos apóstolos e eram muitas?
2-Elas se voluntariavam em união para oferecer condições de trabalho e sobrevivência aos apóstolos?

Portanto não se tratava de uma pessoa individualmente, mas de algumas pessoas salvas em Cristo que se uniam com propósitos semelhantes conforme o modelo de ações que o Senhor Jesus lhes deixou ordenado e que o Espírito Santo os conduzia. Essa estória de que “a igreja é você” é até bonitinha, mas não retrata fielmente o que as Escrituras revelam. Na realidade a Igreja é você também, e começa por você, e nós somos individualmente TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, MORADA DO ALTÍSSIMO. Mas individualmente você é um membro do Corpo, e só age em separado no que tange à sua responsabilidade com o Corpo todo.

Se a pessoa é lavada e remida para amar o próximo, inclusive seus inimigos, porque o medo de estar em comunhão com outras pessoas da mesma fé? Sinal de problemas espirituais à vista; muita carne e pouco ou nenhum Espírito!

Respondendo a Pergunta Título do Post:

Eu sou Igreja? Sim, mas não SÓ você.
Nós somos Igreja? Sim! Mas não somente NÓS.
O templo é Igreja? Não! Mas é o local que nos reunimos para adoração, e portanto separado para as atividades dos santos. Logo, ali a Igreja se reúne. Portanto ali é lugar de IGREJA. Neste lugar reside (ou resiste!) a coluna e firmeza da verdade!


Veja Definições do vocábulo Igreja em diversos dicionários:

Igreja no Dicionário Teológico de Claudionor de Andrade
[Do heb. qahal, assembléia do povo de Deus; do gr. ekklesia, as­sembléia pública] Organismo místico composto por todos os que, pela fé, acei­taram o sacrifício vicário de Cristo, e têm a Palavra de Deus como a sua única regra de fé e conduta (Ef 5.30-33).No Novo Testamento, o mesmo termo aplica-se ao ajuntamento dos fiéis, num determinado lugar, para adorar a Deus, fortalecer a comunhão cristã e desen­volver o serviço cristão (Fm 2).
 Igreja em Dicionário de Jesus e os evangelhos 
Palavra oriunda do termo grego ekklesia ou assembléia de cidadãos reunidos com determinado propósito (At 19,32.41). Na Bíblia dos LXX, o termo grego ekklesia foi empregado, em várias ocasiões, para traduzir o hebraico qahal. Dessa maneira, equivale ao povo de Deus chamado para constituir assembléia (Êx 12,16).A palavra aparece nos evangelhos somente em duas ocasiões (Mt 16,18; 18,17), embora seja indiscutível que seu emprego, em termos históricos, não é posterior à morte de Jesus, mas anterior a ele. Mesmo que se repita com freqüência a afirmação de que Jesus não veio para fundar uma Igreja (A. Loisy), as fontes indicam justamente o contrário. A Jesus deve-se atribuir a reunião de um grupo de discípulos, denominado pequeno rebanho (Lc 12,23), e do qual participava significativamente o conjunto dos doze apóstolos.Este último aspecto também leva a pensar que Jesus identificou essa Igreja com o verdadeiro Israel. Dentro dela, os discípulos vivem sob o governo de Jesus, o messias, conforme as normas do Reino. Isso supõe uma vida conduzida pela obediência a Deus, pelo perdão mútuo e pela contínua reconciliação e que deve buscar nessa Igreja orientação para sua conduta (Mt 18,17. Ver também Mt 5,23ss.). É essa Igreja, fundamentada na autoridade de Jesus e com o poder do Espírito Santo, que recebeu a missão de anunciar o Evangelho até os confins da terra (Lc 24,45-49), fazendo discípulos e batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,18-20).A. Cole, o. c.; F. F. Bruce, Acts...; Idem, New Testament...; C. Vidal Manzanares, El judeo-cristianismo...; Idem, Diccionario de las tres...; ERE, III; Blaiklock, o. c.; P. Bonnard, o. c. 
Igreja no Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa
[Do gr. Enklesía, ‘assembléia de cidadãos’, ‘assembléia de fiéis’, pelo lat. ecclesia, por via popular.]
Substantivo feminino.
1.Templo cristão. [Dim. irreg.: igrejola, igrejório.] 2.Autoridade eclesiástica.
3.A comunidade dos cristãos.
4.O conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos aos mesmos chefes espirituais.

 Igreja em Dicionário Bíblico de Almeida
1) Grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16).2) A totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef 1.22). 
Igreja em Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong
G01577 εκκλησια ekklesia1) reunião de cidadãos chamados para fora de seus lares para algum lugar público, assembléia
1a) assembléia do povo reunida em lugar público com o fim de deliberar
1b) assembléia dos israelitas
1c) qualquer ajuntamento ou multidão de homens reunidos por acaso, tumultuosamente
1d) num sentido cristão
1d1) assembléia de Cristãos reunidos para adorar em um encontro religioso
1d2) grupo de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem
1d3) aqueles que em qualquer lugar, numa cidade, vila,etc, constituem um grupo e estão unidos em um só corpo
1d4) totalidade dos cristãos dispersos por todo o mundo
1d5) assembléia dos cristãos fieis já falecidos e recebidos no céu