Liderança com discernimento: conselhos são bons, mas precisa saber discernir

"E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estiveram na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?" 1Reis 12:6  

Uma das grandes responsabilidades que recaem sobre um líder é o discernimento para tomada de decisões. É inerente ao líder a tomada de decisões, mas onde ele busca fontes seguras que lhe forneçam direções corretas na tomada de decisões é talvez o mais trabalhoso e difícil aspecto nesta tomada de decisões.
Como líderes espirituais nós devemos ser direcionados por Deus e seu Santo Espírito, mas sabemos que Deus fala de diversos modos. Ele pode usar alguém com dom palavra de sabedoria, ou palavra de ciência e revelar o profundo, o oculto, o futuro, e o não visto. 


Pode também utilizar de tantas outras formas de revelação através da intimidade que cada líder possui com o Espírito Santo, e estas formas apesar de sofrerem bastante críticas por alguns que querem boicotar a atuação do Espírito Santo na igreja e julgam ser emocionalismo ou misticismo, ela é bastante segura para a pessoa que tem intimidade e sabe que foi o Senhor que lhe direcionou, pois ouve Sua voz e lhe conhece. Além destes meios é claro que a multiforme graça de Deus atua possibilitando bastante outras vias para que o Senhor faça seu servo conhecer sua vontade; a primeira e mais importante de todas é a Bíblia, que é a Palavra de Deus, outra que a própria Bíblia revela é o conselho tomado das pessoas que conhecem do assunto por experiência e intimidade.

Prv 1:5  O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Prv 11:14  Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
Prv 12:5  Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.
Prv 20:18  Cada pensamento se confirma com conselho e com bons conselhos se faz a guerra.

Conselho é algo que a Palavra de Deus preza muito, e ensina que é importante sua utilização, inclusive em tempos de guerra.  O líder pode e deve contar com esta ferramenta em seu ministério para tomada de decisões. Mas só ouvir o conselho não basta! É importante discernir os conselhos de modo a escolher o conselho que tenha vindo da parte de Deus. São vários os requisitos importantes que  o líder deve verificar nos conselhos para tomar decisões que não desagradem à Deus para agradar alguém ou um grupo.

Pode até ser que Deus não tenha inspirado nenhum dos conselhos, mas algum conselheiro deve ter dado conselhos que são isentos de parcialidade e injustiça.

Analisando agora a situação de Roboão podemos notar quão lamentável é um líder que não sabe discernir os sábios conselhos dos maus conselhos. Ele conseguiu praticamente PERDER quase todo o reino que seu pai lhe passou. Quando decidiu acatar o conselho dos seus jovens amigos, não conseguiu verificar que o Reino todo sofreria muito com tais consequências.
Roboão filho do sábio e abastado rei Salomão, tinha acabado de assumir um grande reino, muito rico e poderoso, porém Roboão estava sem experiência de administração, e sua inclinação para a carne o levou a escolher conselhos ruins, de pessoas também inclinadas pela carne. Vemos neste exemplo inclusive como pode um líder tomar conselhos ruins por bons, tomando o mal por bem e achando que está fazendo a coisa certa. Ele simplesmente desprezou o conselho sábio dos que andaram com seu pai; será que você tem tomado decisões baseadas em conselhos de quem não tem andado com o PAI?


Veja alguns motivos que mostram que se Roboão usasse de um bom discernimento, ele mataria este conselho na raiz:

  • O reino não precisava de mais impostos, pois já era bem rico
  • A atitude era agressiva e indolente
  • As palavras eram duras e suscitavam a ira

1Rs 12:13  E o rei respondeu ao povo duramente; porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam dado.

É claro que o fator espiritual envolvido não deve ser desprezado. A Palavra diz que isto vinha do Senhor, devido a ira do Senhor contra Salomão e seus muitos pecados. Mas não é possível desprezar tantas evidências na falha de discernimento do líder para tomar decisões baseadas em conselhos.

Algumas diretrizes que podem facilitar o discernimento com respeito aos conselhos.
  • Ponha de lado a amizade
  • Ponha de lado os seus interesses pessoais que não compactuam com os interesses de Deus
  • Perceba os interesses pessoais dos conselheiros e verifique se glorificam à Deus
  • Filtre tudo pela Palavra de Deus; se transgride a Palavra o conselho não veio de Deus
  • Leia as entrelinhas para perceber as segundas intenções
  • Procure nos conselhos onde está o fruto do Espírito e onde estão as obras da carne


Estas poucas diretrizes vão lhe auxiliar à discernir os conselhos para tomada de decisões no Reino.